As preocupações com a segurança de pessoas e bens são crescentes na sociedade brasileira.
Em vários países cuja necessidade extrema obrigou a encontrar respostas eficazes para este problema, o cão é hoje uma componente essencial das soluções de segurança.
Cães de Segurança
A utilização generalizada de binómios (Homem/Cão) ao nível das forças de segurança públicas e empresas de segurança privada é uma constante em países com tradição cinotécnica, como é o exemplo de França.
As suas missões vão desde a intervenção em operações tácticas, ao patrulhamento (urbano e de perímetros exteriores de dimensão relevante), passando pela manutenção da ordem pública (controle de pessoas em eventos).
Apesar do inegável valor operacional que tais binómios, Portugal está ainda um passo atrás neste campo, com muito poucas empresas de segurança privada a apostar nesta vertente.
O binómio é uma equipa, e nesta, importa dotar não só cão do treino adequado, mas também formar os seus condutores em matérias tão vastas que vão desde os aspectos fisiológicos do cão, às técnicas de condução e de intervenção e às condições legais em que as mesmas são admissíveis.